A arte que enganou o mundo. Uma masterclass de Banksy que revelou a nossa…

É era suposto ser mais um dia normal nos leilões. Só que, desta vez, o artista de rua e ativista político Banksy estava a leiloar um quadro. Banksy é um homem misterioso. O seu nome verdadeiro e a sua identidade continuam a ser objeto de especulação. No entanto, o seu trabalho é fácil de identificar. Poderá reconhecer ‘Rapariga com balão”, “Lançador de flores”, “Trabalho escravo e ‘Beijar os Cobre no momento em que os vir (ou versões deles).

Em 2018, na Sotheby’s London, o lote de Banksy foi o último da noite. Ele pegou uma versão de seu 2006 ‘Rapariga com balão”, de 2006 e colocou-a na sua própria moldura feita à medida. A sua peça foi vendida por mais de um milhão de dólares americanos (para ser mais exato, foi de 1.290.620,16 dólares). Mas quando o martelo foi batido, soou um alarme dentro da moldura e o quadro começou a cair através da moldura. O quadro despedaçado quando desceu e parou a meio do caminho. A mudança repentina causou perplexidade. Os espectadores assistiram, horrorizados, à destruição da arte de Banksy.

Exceto que não foi, dependendo de como você olha para ele.

MOs meios de comunicação social de todo o mundo descreveram o incidente como a maior partida que o mundo da arte alguma vez viu. Nunca tinha acontecido nada semelhante no mundo dos leilões de arte. É evidente que Banksy estava a fazer uma declaração de algum tipo. Na altura, ninguém sabia o que era. O suspense estava a matar toda a gente.

É aqui que as coisas ficam interessantes. No meio de todo o caos e especulação, a obra de arte de Banksy – depois de ter sido retalhada – foi re-intitulada “Amor no caixote do lixoaumentou em valor até 7 milhões de dólares. Os artistas em dificuldades estariam a dar pontapés nos pés e a gritar para o vazio. E este é o mundo desconcertante da arte e do valor mercantilizado em que vivemos.

Hoje, questiono o valor de tudo à nossa volta. A arte autodestrutiva de Banksy foi uma proeza que jogou com os medos e as emoções das pessoas, o que fez aumentar o seu valor. Mas quem exatamente? E como é que isso aconteceu?

Como entusiasta de arte (mas dificilmente um especialista), ao ler sobre o incidente, perguntei-me: Onde é que atribuímos valor na sociedade? A quem pertence a arte? O incidente com Banksy desenrolou-se gradualmente, mas só me fez entrar no mundo do bizarro.